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Comunicação

Campanhas APAV

Cumprindo a sua missão, a APAV promove campanhas de sensibilização pública com o objetivo de prevenir a violência. Estas campanhas são fundamentais para alertar a sociedade, funcionando também para a divulgação dos nossos serviços especializados de apoio. Conheça aqui as várias campanhas da APAV, desenvolvidas em parceria com diversas agências de comunicação.

O papel principal é meu

Creative Minds | 2024

Assinalando o Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas (15 de junho), a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização: “O papel principal é meu”.

Em 2023, a APAV apoiou, em média, 4 pessoas idosas por dia, e tem vindo a alertar para o fenómeno da violência contra pessoas idosas que é crescente, e não se limita àquelas formas de violência que possam ser mais visíveis ou facilmente identificáveis. Passa, também, por comportamentos muitas vezes não considerados violentos, mas que retiram às pessoas idosas poder de decisão, autonomia, liberdade e dignidade. Esses atos são, em si mesmo, violações de direitos humanos, abrem caminho para formas mais graves de violência e podem, até, constituir ou levar à prática de crimes.

A campanha de sensibilização foi desenvolvida criativamente, de forma mecenática, pela agência de comunicação Creative Minds.

A APAV presta apoio gratuito, confidencial e especializado a vítimas de todos os crimes. Este apoio, no regime presencial, está disponível através de uma rede nacional de serviços de proximidade. A Linha de Apoio à Vítima, 116 006, funciona de segunda a sexta, entre as 8h00 e as 23h00, e o apoio está também disponivel através do e-mail lav@apav.pt.

Mal-Me-Quer

Constança Caixinha | 2024

Assinalando o Dia dos Namorados de Fevereiro de 2024, a APAV apresentou uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro. A campanha “Mal-me-quer” foi desenvolvida criativamente por Constança Caixinha, com foco em quatro tipos de violência: violência física, psicológica, sexual e social.

A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo. Esta violência pode assumir diferentes formas e nenhuma pode ser tolerada. É importante capacitar as pessoas para identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, seja de que forma for.

Se és vítima de violência no namoro, ou conheces alguém que seja, fala com a APAV. A APAV está disponível para apoiar, através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita) e da rede nacional de serviços de proximidade.

Nem Mais Um Dia Normal

Carmen / YoungNetwork | 2023

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Assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado no dia 25 de novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima desenvolveu, em parceria com a agência criativa Carmen, a campanha de sensibilização “Nem mais um dia normal”, focada na violência sexual e no assédio contra as mulheres.

Física, psicológica ou sexual, a violência contra as mulheres persiste por todo o mundo e assume as mais variadas formas, ocorrendo em diversos locais: casa, emprego, escola e rua. Esta abrangência de cenários, cria, erradamente, o sentimento de normalidade em muitas situações de violência e, por isso, é necessário sensibilizar para esta problemática.

A campanha de sensibilização “Nem mais um dia normal” pretende gerar a identificação de situações de violência e de assédio e incentivar à censura social e à sua denúncia, demonstrando de forma inequívoca, o que são situações de abuso e de normalidade que erradamente fomos aceitando. Esta campanha pretende ainda a criação de um sentimento coletivo de recusa do papel de vítima por parte de todas as mulheres que enfrentam, diariamente, situações de violência contra si.

O lançamento desta campanha da APAV será assinalado, no dia 25 de novembro, através de uma ativação no Centro Comercial Colombo, em Lisboa: uma exposição que simula um percurso com vários tipos de assédio num “dia normal” de uma mulher – estará patente até dia 7 de dezembro. A campanha “Nem mais um dia normal” será ainda complementada com a divulgação de filmes nas plataformas digitais e televisão, spots de rádio, publicações nas redes sociais e inserções de anúncios na imprensa.

Há vida depois de uma morte

Rita Castelo Branco e Pedro Mosca | 2023

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresentou as Estatísticas APAV | Vítimas de Homicídio – 2022, onde podem ser consultados dados relativos ao trabalho da APAV no apoio a vítimas, familiares e amigos/as decorrentes de situações de homicídio tentado, homicídio consumado e ataques terroristas. O apoio especializado a este tipo de vítimas surgiu em 2013, através da criação Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo. No ano de 2022, foram apoiados/as 82 novos utentes, na sequência de homicídios tentados ou consumados. Foram realizados 466 atendimentos no âmbito dos novos processos de apoio (telefónicos, presenciais, por escrito, ou por meio de outras plataformas online); e foram realizados 819 atendimentos no âmbito dos processos de apoio iniciados antes de 2022. Entre 2013 e 2022 foram apoiadas pela APAV HOPE (antes RAFAVHT) 905 pessoas. Em simultâneo, a APAV apresentou uma nova campanha de sensibilização: “Há vida depois de uma morte: Depois do homicídio de um entre querido, os primeiros passos são os mais difíceis. Apoie-se em nós.” Esta campanha foi desenvolvida criativamente, de forma mecenática, por Rita Castelo Branco (direção de arte) e Pedro Mosca (copywriter).

Crianças Intocáveis

FCB Lisboa | 2023

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Grande parte das situações de violência contra crianças acontece dentro da casa da vítima ou da pessoa agressora. Na maior parte das vezes, esta pessoa é alguém que faz parte do círculo de confiança da família, o que nos revela uma triste realidade: todas as crianças são potenciais vítimas de abuso. A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima desafiou a agência FCB Lisboa a criar uma campanha de sensibilização sobre este tema.

A FCB Lisboa aproveitou um dos assuntos mais falados nos últimos meses, as cada vez mais esbatidas fronteiras entre a realidade e o mundo virtual. Isso serviu de mote para destacar quais as únicas crianças livres de sofrer qualquer tipo de abuso: as que não existem. A campanha “Crianças intocáveis” foi desenvolvida com uma ferramenta de criatividade em AI (RAIN) e com imagens produzidas em MidJourney; os filmes foram desenvolvidos pela produtora Trix.

“Não deixa de ser irónico que tenhamos de apelar ao mundo virtual para cativar as pessoas para um problema tão real como este. A sociedade precisa compreender que impedir abusos é uma tarefa de todos”, afirma Edson Athayde, Diretor Criativo Executivo da FCB Lisboa. Sobre o uso de IA, comenta: “Trata-se de algo inovador em muitos aspetos. A Inteligência Artificial foi utilizada em todos as partes do processo. A ferramenta RAIN, desenvolvida pelo publicitário Domenico Massareto, foi fundamental durante o brainstorming de ideias”.

Linha de Apoio à Vítima | 116 006 | dias úteis das 8h às 23h (chamada gratuita)

O Verdadeiro Terror

Studio Nuts | 2023

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A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização: “O verdadeiro terror é saber que, em 2022, 24 mulheres morreram no contexto de violência doméstica.” O conceito criativo da campanha – inspirado em filmes de terror, de forma a retratar a realidade das vítimas – foi desenvolvido pela agência Studio Nuts, em parceria com a agência Made Rio. Os vídeos da campanha foram estreados no MOTEL/X – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, no Cinema São Jorge.

Prevenir e combater a violência doméstica é uma responsabilidade de todos nós. Este continua a ser o crime que, diariamente, leva mais pessoas a recorrer aos serviços de apoio da APAV. Em 2022, o crime de violência doméstica representou 77,4% da criminalidade relatada à APAV (correspondeu a um total de 21.588 crimes), o que representou um aumento de 8,8% face a 2021 (Estatísticas APAV – Relatório Anual 2022). A sensibilização da comunidade é fundamental para lutar contra este fenómeno criminal.

Linha de Apoio à Vítima | 116 006 | dias úteis das 8h às 23h (chamada gratuita)

A Violência Não é Amor

Ivan Sousa (Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra) | 2023

A APAV apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro: violência não expressa amor.

A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo. Esta violência pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física, sexual e/ou digital – mas nenhuma destas deverá ser tolerada.

Na APAV pretendemos, além de apoiar todas as vítimas de crime, seus familiares e amigos, educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, seja de que forma for.

A APAV está disponível para apoiar, através dos seus diferentes serviços, nomeadamente da Linha de Apoio à Vítima 116 006 – dias úteis, das 08h00 às 23h00 – número gratuito e confidencial.

Esta campanha de sensibilização foi desenvolvida por Ivan Sousa, aluno do curso de Design de Comunicação do ISMT – Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra.

Campanha: "A Última Palavra"

McCann | 2023

 

Assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, em conjunto com as celebrações do Mês da Internet Mais Segura, a APAV apresenta uma campanha de sensibilização acerca de burlas românticas online. Esta campanha foi desenvolvida mecenaticamente pela Agência McCann.

A campanha pretende aumentar a consciencialização acerca de uma das mais recentes formas de cibercriminalidade, que ocorre quando alguém se faz passar por outra pessoa online, criando uma ligação emocional e afetiva, recorrendo a essa relação pessoal para enganar a outra pessoa e obter dinheiro, informações pessoais ou outros benefícios do/a parceiro/a romântico/a virtual.

Este tipo de fraude pode ocorrer em diferentes plataformas online, incluindo sites de encontros, redes sociais, aplicações de troca de mensagens e ainda jogos online, e são especialmente perigosas porque muitas vezes as vítimas se sentem emocionalmente envolvidas com a outra pessoa e acabam por mais facilmente partilhar informações pessoais e financeiras.

As campanhas de sensibilização podem ajudar a prevenir novas situações de vitimação ao capacitar o público para identificar as técnicas usadas nestas situações, bem como para relembrar a importância de tomar precauções de segurança online. Além disso, essas campanhas podem incentivar as vítimas a denunciar estes crimes às autoridades competentes e procurar ajuda para lidar com as consequências emocionais e financeiras da fraude.

Estas burlas românticas, também conhecidas como romance scams, impactam a vítima não apenas financeiramente, mas também fortemente do ponto de vista emocional, pois muitas destas vítimas criam fortes laços românticos com estes cibercriminosos/as, acabando por se sentirem traídas, deprimidas e envergonhadas por terem sido enganadas.

Como funcionam as Burlas Românticas?

O primeiro contacto ocorre regra geral através de sites ou aplicações de encontros. No entanto, os burlões recorrem cada vez mais às redes sociais para fazer o primeiro contacto com a vítima, preferencialmente perfis de vítimas que estão públicos e que contêm muita informação pessoal.

Depois de enviarem o pedido de amizade, através de um perfil falso, e este ser aceite pela vítima, a pessoa, através do seu perfil falso, contacta a vítima por mensagem privada e tenta estabelecer uma relação de confiança com a mesma. Depois de estabelecida esta relação, é criada uma narrativa fictícia como forma de pedir dinheiro à vítima — seguindo-se o desaparecimento do perfil e, consequentemente, do/a suposto/a parceiro/ virtual.

Como conseguimos identificar uma Burla Romântica?

Embora as formas de operar destes/as cibercriminosos/as possa variar, existem certos elementos que são transversais neste tipo de esquemas:

  • A pessoa diz sempre que se encontra fisicamente distante, e existem sempre muitas dificuldades em encontrar-se presencialmente com a vítima;
  • O perfil desta pessoa parece sempre demasiado bom para ser verdade, para além de conter pouca informação sobre a pessoa em causa — e, quando tem, os interesses e hobbies são muito parecidos (se não idênticos) com os da vítima;
  • A relação tende a acontecer de uma forma muito apressada, e existe uma urgência por parte da outra pessoa para que as comunicações passem para plataformas de mensagem instantânea como Whatsapp;
  • As promessas de ir visitar a vítima são sempre quebradas. Até pode pedir à vítima que pague bilhetes de avião e alojamento, mas depois nunca aparece;
  • Solicita dinheiro à vítima sem nunca se terem conhecido presencialmente;
  • As transferências monetárias são sempre feitas por métodos específicos — transferências bancárias, cartões presente, ou é solicitado à vítima para criar contas bancárias para ela própria receber dinheiro, e depois transferir para outras contas — nestes casos a própria vítima poderá estar a facilitar esquemas de branqueamento de capitais, com o seu desconhecimento.

7 Dicas da Linha Internet Segura para evitar ser vítima de Burlas Românticas Online:

  1. Tenha atenção aos identificadores acima mencionados de que poderá estar a ser vítima de uma burla romântica;
  2. Avalie a sua presença online, reveja as definições de privacidade das suas redes sociais, e não partilhe demasiada informação da sua vida pessoal — lembre-se de que quanto mais informação sua estiver disponível online livremente, mais fácil é criar uma narrativa para ganhar a sua atenção e a sua confiança;
  3. Leve as suas relações online com calma, suspeite de pedidos de casamento ou mesmo demonstrações de amor, em fases muito precoces do seu contacto com alguém online. Sobretudo evite partilhar fotos ou vídeos íntimos, pois estes são muitas vezes utilizados como forma de extorsão quando a vítima nega o pagamento;
  4. Faça a sua própria investigação, tente avaliar o perfil da pessoa que o/a está a contactar e tente responder a estas perguntas: a pessoa tem muita informação no seu perfil?, tem muitos seguidores/as?, se pesquisar o nome do perfil no motor de busca da aplicação vão aparecer outros perfis com o mesmo nome ou com ligeiras variações do nome, mas as fotos de perfil são as mesmas?, se fizer uma pesquisa da foto de perfil da pessoa que me contacta, aquela foto vai aparecer associada ao nome de outras pessoas?
  5. Se lhe forem feitos pedidos de ajuda monetária, encaminhe a pessoa para outros serviços que possam ajudar; se a pessoa estiver no estrangeiro, os consulados ou embaixadas saberão ajudar melhor a pessoa, principalmente se é alguém que acabou de conhecer;
  6. Pare de comunicar com a pessoa e denuncie junto da aplicação — ao fazê-lo estará a garantir que pelo menos aquele perfil não o/a voltará a contactar como a evitar que outras pessoas venham a interagir com o/a burlão.
  7. Caso tenha dúvidas relativamente à legitimidade da pessoa com quem está a falar online, peça ajuda a alguém da sua confiança ou entre em contacto com a Linha Internet Segura.

A Linha Internet Segura poderá ajudá-lo/a a perceber se se trata de uma burla e a proteger-se quando fala com alguém online que ainda não conhece presencialmente. A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 8h e as 23h) ou do e-mail linhainternetsegura@apav.pt. O apoio é confidencial e gratuito.

A Violência Não é Amor

Ricardo Ribeiro (Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra) | 2023

No Dia dos/as Namorados/as de 2023, a APAV reforça a mensagem de que violência não é amor. Esta nova campanha pretende alertar para comportamentos de violência que não devem ser tolerados em relações de namoro.

A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo. Esta violência pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física, sexual e/ou digital – mas nenhuma destas deverá ser tolerada.

Na APAV pretendemos, além de apoiar todas as vítimas de crime, seus familiares e amigos, educar e capacitar jovens para melhor identificarem e rejeitarem comportamentos de violência em relações de namoro, seja de que forma for.

A APAV está disponível para apoiar, através dos seus diferentes serviços, nomeadamente da Linha de Apoio à Vítima 116 006 – dias úteis, das 08h00 às 23h00 – número gratuito e confidencial.

Esta nova campanha de sensibilização foi desenvolvida por Ricardo Ribeiro, aluno do curso de Design de Comunicação do Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra.

Os Abusos Nem Sempre São Assim Tão Visíveis

Agência Mantra | 2022

Neste Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que se assinala a 18 de outubro, a APAV lança uma nova campanha de sensibilização, desenvolvida em parceria com a Agência Mantra.

Esta campanha pretende alertar para situações de vitimação, violência e discriminação que podem muitas vezes passar despercebidas e requerem um olhar atento da sociedade.

A APAV, através da Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD), presta serviços de apoio jurídico, psicológico e social especializado a pessoas vítimas de qualquer forma de discriminação e crime de ódio.

Linha de Apoio à Vítima | 116 006
UAVMD | 21 358 79 00 | uavmd@apav.pt

Tenha um momento APAV

SA365 | 2022

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #134, de maio de 2022, reúne informação sobre: a campanha de consignação do IRS: “Consignar é ajudar”; a nova campanha de sensibilização “Tenha um momento APAV”; o Seminário Infovítimas III – As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar, que se realiza a 19 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian; e a participação da APAV na Conferência Anual do Victim Support Europe. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #134 | Maio 2022

Se qualquer pessoa pode ser vítima de crime, todos podemos ajudar

Will&Way | 2022

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #134, de maio de 2022, reúne informação sobre: a campanha de consignação do IRS: “Consignar é ajudar”; a nova campanha de sensibilização “Tenha um momento APAV”; o Seminário Infovítimas III – As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar, que se realiza a 19 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian; e a participação da APAV na Conferência Anual do Victim Support Europe. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #134 | Maio 2022

Vamos mudar a Conversa

PEPPER | 2022

No passado dia 28 de abril realizou-se a entrega dos Prémios Lusófonos da Criatividade, que teve lugar na UCCLA em Lisboa.

A campanha “Vamos Mudar a Conversa”, promovida pela APAV com desenvolvimento criativo da agência Pepper, foi distinguida com o prémio de Prata na categoria “TV e Cinema”.

A campanha foi lançada em Fevereiro de 2022 com o objetivo sensibilizar para a violência doméstica contra homens, e de combater o preconceito e o medo que impede muitos homens de se assumirem como vítimas.

Organizados pelo The Lisbon Group Awards, os Prémios Lusófonos da Criatividade tiveram a sua primeira edição em 2013, e ao longo dos anos já por diversas vezes premiaram a APAV e as suas campanhas.

AGIR!

Ana Sofia Olivença (ISMT) | 2022

Assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, no dia 22 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização. Esta nova campanha tem como mensagem central um apelo à ação, com o mote: “Agir!”.

A campanha foi desenvolvida por Ana Sofia Olivença, no âmbito do curso de Design de Comunicação do Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra.

A APAV apoia vítimas de todos os crimes.

Se foi vítima de crime ou violência, contacte-nos através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (dias úteis, das 08h às 22h).

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